Fase I
– Orçamentação
Nesta fase o suporte de dados é recolhido no cliente para se avaliar
os danos no mesmo e ser emitido um orçamento de recuperação.
Fase II – Recuperação de Informação
É feita a recuperação dos dados de acordo com o que foi orçamentado.
Os dados recuperados podem ser de novo colocados num suporte de
substituição, ou devolvidos em outros suportes, (Ex. tape, CD, DVD,
etc.).
A
ambas as fases correspondem custos. Os custos da fase de
orçamentação devem ser liquidados no acto do levantamento do suporte
de dados a recuperar. Os custos da segunda fase são liquidados com a
aprovação do orçamento.
Todos os
serviços de recuperação de dados são efectuados em laboratório
“Clean Room”. O “Clean Room” é uma sala de laboratório
com ambiente condicionado, isento de poeiras, fumos e estática, e
especialmente climatizado, onde os técnicos utilizam roupa e calçado
antiestático a qual permite a abertura dos suportes de dados sem que
o meio ambiente os afecte. Só em condições de “Clean Room” é
possível abrir fisicamente os discos para proceder às actividades de
reparação de componentes internos e recuperação da informação.
Os custos de recuperação não estão directamente relacionados com o
tamanho dos suportes de dados ou com a quantidade de informação a
recuperar mas sim com a maior ou menor dificuldade de recuperação.
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